SOBRE O TRATAMENTO ORTODÔNTICO
1- A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que tem como objetivo a prevenção, interceptação e correção dos desvios da oclusão normal e suas repercussões estéticas e funcionais.
2- Muito embora a duração do tratamento dependa de diversos fatores, levadas em consideração também as particularidades de cada caso, podemos citar alguns mais importantes:
a) Assiduidade as consultas marcadas.
b) Qualidade da Higienização Bucal.
c) Resposta biológica ao tratamento.
d) Cuidados do paciente para evitar quebras no aparelho.
e) Uso de acessórios necessários.
2a) O COMPARECIMENTO AS SESSÕES previstas no tratamento é fator preponderante para a obtenção de um resultado positivo. Cada ausência significa um aumento no prazo pré-estabelecido para a conclusão dos trabalhos e as faltas freqüentes os inviabilizam. Se por algum motivo, não puder comparecer a consulta, pede-se a gentileza de avisar com uma antecedência de 24 horas. Nestes casos, será marcado um novo horário de acordo com a disponibilidade.
Todo o atendimento dar-se-á em ocasião (data e horário) previamente determinada. Ao profissional, reserva-se o direito de prolongar uma sessão sempre que julgar necessário e ao paciente, solicita-se o comparecimento à consulta com antecedência de dez minutos para a realização da escovação dental previa.
2b) A MANUTENÇÃO DA HIGIENE BUCAL é de responsabilidade do paciente, quer seja durante ou após o tratamento ortodôntico. A falta de cuidados neste aspecto poderá acarretar problemas como cáries, manchas ou desmineralização do esmalte, etc.
Não se descuide, efetue corretamente a escovação, sempre contando com o auxilio da escova e do fio dental; realize-a todas as vezes que ingerir algum tipo de alimento seja refeição ou um simples lanche (3 a 4 vezes ao dia, no MÍNIMO!!!).O uso de bochechos com flúor é recomendado todas as noites. Agindo desta forma, com certeza, comparecerá a consulta em condições apropriadas para o trabalho do profissional; porém, na eventualidade da ocorrência de precariedade nos cuidados de higienização, poderá o profissional se recusar a prestar atendimento. Conversando novamente com o paciente e/ou o responsável se for o caso. Pois este fato virá acarretar perda de tempo par ambas as partes, e se não for obtido sucesso poderá ser removido o aparelho.
Recomendamos também uma aplicação de flúor semestralmente.
2c) RESPOSTA BIOLÓGICA: A duração do tratamento dependerá da natureza de cada caso em particular. Procurar não fazer comparações com tratamentos realizados em outras pessoas, pois as características dos problemas não são as mesmas. Além disso, cada indivíduo apresenta a sua resposta biológica, ou seja, o dente poderá movimentar-se mais rapidamente ou não.
O tratamento ortodôntico é uma tarefa árdua e de alto custo. Não o inicie antes de saber sobre as dificuldades e exigências. Existem limitações impostas pelo meio biológico e nem sempre obtemos as respostas desejadas. A intenção é atingir o melhor possível em um menor tempo de tratamento.
2d) CUIDADOS DO PACIENTE COM AS QUEBRAS: Pede-se ao paciente que evite:
Alimentos duros (pipoca).
Maçã.
Cenoura crua.
Amendoim.
Pão (italiano, sanduíches, etc.).
Carne com osso (galinha).
Chicletes.
Refrigerantes.
Doces
Alimentos muito açucarados.
Maçã.
Cenoura crua.
Amendoim.
Pão (italiano, sanduíches, etc.).
Carne com osso (galinha).
Chicletes.
Refrigerantes.
Doces
Alimentos muito açucarados.
O aparelho depois de instalado NÃO QUEBRA SÓZINHO. A falta de cuidado na mastigação acarretará a danificação e quebra do mesmo. O maior prejudicado será o paciente, tanto no que concerne aos custos quanto no que diz respeito ao próprio êxito do tratamento.
2e) Em determinada fase do tratamento, poderá ocorrer a necessidade do uso de acessórios importantes para o desenvolvimento do caso, como por exemplo: aparelhos extrabucal, elásticos intermaxilares, bumper, etc. A não colaboração no uso destes, significa a não obtenção dos resultados esperados.
3- Em algumas circunstâncias, a utilização de aparelhos em seqüência será necessária, pois nem sempre o emprego de uma só técnica de tratamento é suficiente. Poderão ser utilizadas associação de técnicas e aparelhos de acordo com a necessidade do caso.
4- A instalação do aparelho não ocorre de forma imediata; em alguns casos poderá ocorrer em etapas, por exemplo: Primeiramente somente na arcada superior e numa segunda fase na arcada inferior.
5- Logo ao iniciar o tratamento, uma melhora significativa poderá ser observada, principalmente no aspecto estético. NÃO SE ILUDA !!!. Alguns pacientes interrompem o tratamento imaginando que as mudanças serão definitivas, mas não o serão, O trabalho ortodôntico depende de tempo para se estabilizar.
6- A remoção do aparelho ao final do tratamento, não implica em alta definitiva. Ainda haverá a necessidade de um retentor, que terá a função de preservar o resultado já obtido. Neste período, os retornos para controle serão menos freqüentes, mas nem por isso, desnecessários. A utilização incorreta da contenção, poderá acarretar alterações indesejadas no resultado esperado.
7- Em determinados casos serão indispensáveis acompanhamentos, como por exemplo: Fonoaudióloga, Psicólogos e etc. Portanto quanto solicitados deverão ser providenciados o mais rápido possível, para o completo sucesso do tratamento ortodôntico.
8- Lembre-se seus dentes são muito importantes e é por isso que estamos empenhados em mantê-los fortes e sadios, precisamos muito de sua total cooperação.
O SEU SORRISO É O SEU CARTÃO DE VISITA
CUIDE BEM DELE - CONTO COM VOCÊ